NFL 2015/16: Análise do Wild Card da AFC!

Untitled 2Sábado e domingo teremos os jogos de Wildcard da NFL. E é a partir de agora que a cobra começa a fumar, porque quem perder, cai fora! Vou dar uma analisada em cada duelo, e também palpitar sobre os jogadores que podem ser fundamentais em cada um dos jogos.

Pra quem não sabe o que seria a rodada de Wildcard, esse é o round que define os semifinalistas de cada conferência, mas não são as quartas de final! Na AFC e NFC só quem passam direto para as semifinais são os dois primeiros colocados no geral. Os outros dois campeões de divisões e os dois times de melhor campanha, fora os campeões, jogam o wildcard para continuarem vivos na competição.

Untitled 9Pela AFC, no primeiro jogo deste round, sábado 19h30, em Houston, os Texans recebem os Chiefs, do brasileiro Cairo Santos. O time de Kansas é o time mais embalado do momento, certamente. São 10 vitórias seguidas e eles vão com tudo em busca da décima primeira. Destaco no time o jogo terrestre com o RB West, que fez com que o time de Kansas fosse o sexto da liga em jardas corridas por jogo. Os Chiefs lideraram a NFL, juntamente com Panthers e Bills, em números de TDs terrestres, foram 19. Visto isto é fundamental que o jogo terrestre de KC encaixe, para dar tranquilidade a Alex Smith nos passes.

A defesa de Houston é a maior esperança de classificação do time para as semifinais. Foi o terceiro time que menos cedeu jardas por partida, média 310 por jogo. Mesmo assim me atrevo a dizer que o time de Houston é o pior time entre os 12 classificados para a pós-temporada. Mas claro que DeAndre Hopkins, que teve 11 tds e mais de 1500 jardas recebidas esta temporada, e o mito/monstro JJ Watt (líder da temporada em sacks, com 17,5) podem estar em um dia inspirado e, com o apoio da torcida, levar o time do Texas para a próxima fase.

Untitled 3Dois jogadores que podem sair como heróis de campo são: Travis Kelce e, obviamente, JJ Watt. Kelce pode ter papel fundamental recebendo passes de Smith, mas também será importantíssimo ajudando os tackles a manter Watt longe de seu QB e RBs. JJ, certamente, vai vir com tudo, alternando entre os lados da linha defensiva, para tentar causar o maior número problemas possíveis para os Chiefs.

Untitled 9No segundo jogo de sábado, às 23h00, os Steelers, de Big Ben, vão até Cincinnati para encarar os Bengals, dos AJ’s Green e MacCarron, neste duelo de divisão! Provavelmente Andy Dalton, que estava muito bem no começo da temporada, não vai jogar. Caso ele não jogue mesmo, AJ MacCarron (7 jogos, 6 TDs e 2 INT) será o titular, o que nos faz questionar como será o comportamento do reserva em um jogo de pós temporada contra o cascudo time dos Steelers. Vale a pena citar aqui o equilíbrio entre ataque e defesa dos Bengals, o time tem o 3º melhor saldo de turnovers da NFL com 11, ficando apenas atrás dos Panthers (20) e Chiefs (14). E turnovers, em um jogo que vale a vida, são mais cruciais do que nunca. A vitória dos Bengals, com MacCarron no comando, seria no mínimo irônica visto que Andy Dalton levou o time aos playoffs 4 vezes, fora este ano, e nunca venceu em pós-temporada.

A equipe de Pittsburgh, que roubou a vaga dos Jets na última rodada, aposta em seu ataque aéreo para chegar até o superbowl 50, principalmente na conexão Roethlisberger – Brown. O time é 3º com melhor média de jardas aéreas por jogo, e também temos que lembrar que são o time com maior números de passes completados para mais de 40 jardas (21 durante os 16 jogos), ou seja, big plays são sempre uma opção! O maior problema do ataque comandado por Big Ben, além do jogo terrestre, são as interceptaçõesforam 16 durante a temporada.

Untitled 3nOs possíveis destaques de cada time na partida são importantíssimos no jogo aéreo das equipes. Falo dos dois jogadores que mais receberam passes para TD em suas franquias: o TE Tyler Eifert e o WR Antonio  Brown. O tight end dos Bengals superou Gronkowski e foi o TE artilheiro da liga este ano, anotando 13 TDs. Ele não é usado tão regularmente nos passes no meio do campo, mas aparece nos momentos decisivos. E com a provável marcação cerrada em AJ Green, pode ser que o camisa 85 seja o alvo principal do dia. Já o camisa 84 de Pittsburgh é uma máquina! Junto com Julio Jones (que não está nos playoffs) foi o jogador que mais recebeu passes, 136, contabilizando 1834 jardas aéreas ao fim da temporada. E ao que tudo indica, Big Ben não vai economizar nos passes para Brown, tentando sobrecarregar a secundária dos Bengals e abrir espaço para seus companheiros Miller, Bryant e Wheaton.

Deixe um comentário